Localizada no Cone Sul do Estado, Cerejeiras é destaque com a nota acima da média nacional estipulada pelo IOEB, tendo como registro a nota 5,1 do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). O Índice engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais que estão presentes no município: Estadual, Municipal e Privada. Para compor o modelo, foi observada a relação entre três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e também controle de background familiar.
A Educação do município vem se destacando em fatores educacionais na qualidade de ensino e melhorias constantes, no ano de 2020, Cerejeiras obteve 6,4 na nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ficando em 3° lugar no estado de RO e acima da média nacional. As conquistas são frutos das ações prioritárias traçadas pelo nosso ex prefeito Airton Gomes juntamente com a prefeita Lizete Marth que vem dando continuidade com o vice prefeito José Carlos Valendorff, pelo trabalho, compromisso e responsabilidade das equipes gestores e professores e de todos os profissionais da educação;
- Os investimentos na educação, como reformas, climatização de salas de aulas, construções de novas salas de aula;
- estruturação pedagógica, com programa de formação continuada, livros didáticos e formação continuada SEFE- Editora Opet, plataforma Ômega, Busca Ativa Escolar;
- investimento em infraestrutura tecnológica;
- investimento no transporte escolar com adesão de novos veículos para atenderem a demanda de estudantes da área rural;
- planejamento estratégico para amenizar o impacto da pandemia do SARs Cov 2 (COVID- 19).
De acordo com a secretária de Educação de Cerejeiras, Zenilda T. Mendes da Silva, o resultado é motivo de entusiasmo e de reconhecimento por todos os profissionais e ações que compõem a rede pública municipal de Cerejeiras. “Reconhecimento de uma série de dispositivos de ações que o município de Cerejeiras vem desenvolvendo. Entre elas, a política de fortalecimento e qualificação da formação continuada de professores”.